terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia da Árvore 21 de Setembro

Dia da Árvore na E.E.B.Mun. Fioravante Minatto

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro pronuncia a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.

Confirmando tal carinho, no Brasil em 1965 formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore – dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

As árvores possuem inestimável importância para a vida na Terra – colaboram para a limpeza do ar, melhorando a qualidade de vida; oferecem abrigo e alimento aos animais e oferecem equilíbrio ao ecossistema. Além disso, elas emprestam sua beleza afim de tornar mais agradável a vida nas cidades.

Plantar árvores traz benefícios para a coletividade, no presente e no futuro. Conservar as árvores é um gesto de gratidão, solidariedade e respeito pelo reconhecimento ao imensurável trabalho, silencioso e permanente, que essas plantas desempenham para a manutenção da vida, da cultura e para a perspectiva de um mundo melhor.

 Sinais de afinidade cultural se manifestam na relação dos povos com as árvores, exemplo disso é o Brasil, país cujo nome deriva de uma planta: o Pau-Brasil. Mas ao contrário do que muitos pensam não é esta a espécie que simboliza o Brasil. Esse título cabe ao ipê-amarelo, árvore grandiosa que chama a atenção de poetas, naturalistas e até políticos como Jânio Quadros, que foi quem decretou o ipê-amarelo como árvore símbolo do país.

Todo o progresso alcançado até hoje, somente foi possível graças ao uso deste nobre material natural: a árvore. Ela também produz o papel tão utilizado em nosso dia-a-dia. Mas, infelizmente o Brasil só recicla 30% dos 10 milhões de toneladas de papel que produz por ano! Se reciclássemos mais toneladas de papeis, poderíamos economizar 98.000 litros de água e o corte de 15 árvores (por tonelada). Então, utilize os dois lados da folha de papel, evite imprimir arquivos que poderiam ser lidos no computador, separe o papel do lixo orgânico, e na hora de comprar papel opte pelos reciclados que possuem o mesmo valor comercial, são atitudes simples, mas que podem mudar sua qualidade de vida.

Contribua com a preservação do meio ambiente. Faça sua parte, plante uma árvore!

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, e o último peixe for pescado, as pessoas vão entender que dinheiro não se come” Greenpeace.

Fonte: Jornal Amorim


Fotos dos alunos da Fioravante Minatto fazendo a sua parte...









Nenhum comentário:

Postar um comentário