quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Inauguração do Ginásio Abílio Carlessi

Uma cidade apaixonada por esporte. Assim pode ser caracterizada Sombrio, que tem excelência na organização de eventos deste setor, já que conta com a maior estrutura esportiva de todo o extremo sul catarinense. Mais do que atender às necessidades de eventos regionais, os ginásios, estádios e complexos esportivos são utilizados principalmente por alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, além das próprias comunidades onde estão inseridos.

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, a estrutura esportiva de Sombrio, que conta com dez ginásios de esportes, ganha o reforço de mais um. A partir das 18h30min, os mais de 130 alunos da escola municipal Fioravante Minatto, de Garuva, e moradores das comunidades vizinhas celebram a conclusão das obras do ginásio de esportes Abílio Carlessi.

A escola contava até 2009 com uma quadra de concreto, quando, em parceria com a empresa Souza Cruza, a prefeitura de Sombrio a transformou em uma quadra coberta. Em novembro do mesmo ano, um vendaval destruiu completamente a obra, deixando os alunos sem o espaço para o esporte. “Construir um ginásio, onde as crianças e os moradores de Garuva e arredores pudessem desfrutar de alguns momentos de lazer com plena segurança, se tornou uma necessidade. Felizmente conseguimos transformar o sonho dessas comunidades em realidade e celebraremos mais uma conquista para Sombrio”, enfatiza o prefeito Professor Jusa, que esteve conferindo a pintura da quadra, última etapa para a conclusão das obras.

Para que a antiga quadra se transforme em ginásio de esportes, forma investidos mais de R$ 220 mil. A obra conta com uma área de 672 metros quadrados, servindo para os 130 alunos matriculados do Infantil 4 ao 5º ano da escola municipal de ensino fundamental e ainda aos moradores de várias comunidades vizinhas, como Garuva Nova, Linha Floresta, Morro do Cipó, Maracanã, Sanga Negra e Cotovelo. “Nosso objetivo é realmente mostrar que administramos pra todos, seja do campo ou da cidade, de forma igual. Da mesma forma que nos dedicamos diariamente à infraestrutura, à saúde, à educação de quem mora no centro e nos bairros, também estamos de olho na qualidade de vida de quem trabalha e vive na área rural. Por que todos somos sombrienses”, conclui Professor Jusa.

Além dos alunos e moradores, a solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito, secretários, vereadores e demais autoridades municipais.







terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia da Árvore 21 de Setembro

Dia da Árvore na E.E.B.Mun. Fioravante Minatto

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro pronuncia a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.

Confirmando tal carinho, no Brasil em 1965 formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore – dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

As árvores possuem inestimável importância para a vida na Terra – colaboram para a limpeza do ar, melhorando a qualidade de vida; oferecem abrigo e alimento aos animais e oferecem equilíbrio ao ecossistema. Além disso, elas emprestam sua beleza afim de tornar mais agradável a vida nas cidades.

Plantar árvores traz benefícios para a coletividade, no presente e no futuro. Conservar as árvores é um gesto de gratidão, solidariedade e respeito pelo reconhecimento ao imensurável trabalho, silencioso e permanente, que essas plantas desempenham para a manutenção da vida, da cultura e para a perspectiva de um mundo melhor.

 Sinais de afinidade cultural se manifestam na relação dos povos com as árvores, exemplo disso é o Brasil, país cujo nome deriva de uma planta: o Pau-Brasil. Mas ao contrário do que muitos pensam não é esta a espécie que simboliza o Brasil. Esse título cabe ao ipê-amarelo, árvore grandiosa que chama a atenção de poetas, naturalistas e até políticos como Jânio Quadros, que foi quem decretou o ipê-amarelo como árvore símbolo do país.

Todo o progresso alcançado até hoje, somente foi possível graças ao uso deste nobre material natural: a árvore. Ela também produz o papel tão utilizado em nosso dia-a-dia. Mas, infelizmente o Brasil só recicla 30% dos 10 milhões de toneladas de papel que produz por ano! Se reciclássemos mais toneladas de papeis, poderíamos economizar 98.000 litros de água e o corte de 15 árvores (por tonelada). Então, utilize os dois lados da folha de papel, evite imprimir arquivos que poderiam ser lidos no computador, separe o papel do lixo orgânico, e na hora de comprar papel opte pelos reciclados que possuem o mesmo valor comercial, são atitudes simples, mas que podem mudar sua qualidade de vida.

Contribua com a preservação do meio ambiente. Faça sua parte, plante uma árvore!

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, e o último peixe for pescado, as pessoas vão entender que dinheiro não se come” Greenpeace.

Fonte: Jornal Amorim


Fotos dos alunos da Fioravante Minatto fazendo a sua parte...